Curiosidades

Curiosidades


 UM HERÓI DE 32 EM CAPELA DO ALTO


  Nossa seção “Curiosidades” presta tributo ao Sr. JOÃO ANTONIO NUNES, trabalhador, cidadão e eminente homem público. Nascido em 05 de Junho de 1902, na cidade de Votorantim-SP, ingressou e trabalhou na Standard Oil Company of Brazil em 19/09/28, sendo promovido a cargo de chefia em 16/05/30. Por ocasião da eclosão do Movimento Constitucionalista de São Paulo, em 1932, alistou-se como voluntário no 9° Batalhão de Caçadores da Reserva, seguindo para o setor sul do Estado (região de Itapetininga), participando inclusive dos combates de Itararé e Buri. Com a derrota de São Paulo pelos ditatoriais, após 3 meses de luta, o Sr.João Antonio Nunes terminou sua participação naquele movimento cívico como prisioneiro de guerra na Ilha das Flores-RJ, juntamente com muitos outros combatentes.
Após o conflito, ingressou na Ação Integralista Brasileira, que era um movimento político de direita, contrário ao comunismo e ao próprio ditador Getúlio Vargas, fazendo parte do grupo de Araçoiaba(l937). Em 25/06/53 prestou concurso em Botucatu, para ingresso no Departamento de Correios e Telégrafos, na categoria de Guarda-Fios V, onde trabalhou até se aposentar. Depois de aposentado, foi eleito"'Vereador por Araçoiaba, candidatando-se também a Prefeito. Graças a seu trabalho em conjunto com os demais Vereadores e o Prefeito Municipal, foi possível trazer a energia elétrica para nossa região, entre muitas outras realizações de utilidade pública. Participou também da política em Capela do Alto, sendo eleito Vereador por dois Mandatos, alcançando a Presidência de nossa Casa de Leis.
Como dedicado homem público que foi, o SrJoão exerceu, voluntariamente e sem qualquer remuneração, as funções de Inspetor de Quarteirão, Comissário de Menores e Juiz de Paz.
Esse ilustre munícipe capelense veio a falecer no dia 22 de Setembro de 1974, sendo seu corpo velado na Câmara Municipal de Capela do Alto, na ocasião localizada na igreja velha. Foi sepultado no jazigo da família, em Araçoiaba da Serra. Por ocasião de seu sepultamento, o féretro foi acompanhado por grande número de pessoas, todos seus amigos e admiradores. Por seu trabalho como munícipe, o SrJoão Antonio Nunes teve a consagração de seu nome, através de homenagem póstuma, na qual a Sala de Sessões da Câmara Municipal capelense o adotou como Patrono. Foi também homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do Deputado Walter Mendes com a concessão de seu nome à Rodovia SP-26l1, que liga Araçoiaba da Serra a Capela do Alto: Rodovia Vereador João Antonio Nunes  (Projeto de Lei nº 321, de 1981)

Sessões Ordinárias

Todas as Quartas às 19:00 horas no Plenário da Câmara Municipal.

Horário de Atendimento

De segunda à sexta das 08:30 às 12:00 horas – Das 13:00 às 16:00 horas.

TELEFONES

(15) 3267 – 1346

(15) 3267 – 1517

(15) 3267 - 2176